O que é fanfic?


Hey, você que adora ler! Já teve vontade de passar aquela historia que estava imaginando para o papel? Algumas pessoas tem mais dificuldade de conseguir expor o que está em suas mentes. Transmitir suas ideias é difícil, mas não impossível, e super vale a pena tentar.
Sabe quando você está lendo um livro/revista ou ouvindo alguém contar uma história e pensa: "isso podia ser diferente!"
Nesse momento, você já é um fictor ou em português: ficcionista.


Começaremos pelo óbvio, o que é fanfic?

Fanfic ou fanfiction é uma palavra em inglês para ficção escrita por fãs. Essas histórias tem direitos autorais, mas quando estamos em sites/fóruns de fanfics ou em nossos blogs postando, esses direitos são compartilhados, por isso o disclaimer é sempre necessário.
Ai você pergunta: "Eu vou colocar a historia no meu blog, eu preciso escrever um disclaimer?" 
Sim. Está na internet, chegará as pessoas eventualmente, e por isso é errado e é crime assumir autoria por personagens de livros/animes e afins. Você deve escrever o disclaimer.

"Então é crime escrever e postar fanfics?" 
Não. Pela nossa legislação – que hoje é aceita no mundo inteiro – quando você atribui parte dos créditos – no caso, personagens e lugares onde a história ocorre, especificado no disclaimer – você está dizendo: "ei, eu tô usando personagens da série/livro/anime X, mas eu sei que eles não são meus. É pura diversão."

Sem comentários

Enviar um comentário