Design de capas (Fanfics)

Esse post com algumas dicas para as designers de capas para fanfic foi feito com a contribuição da Jessica Gomes (Dona do Damas do Photoshop) e a Andreia Pereira (Dona do Fanfic Design).


Estrutura: [*Nome da historia + *Nome do autor] + Subtítulo 

 - Imagens | personagens

IMPORTANTE: cuidado com o tamanho das imagens - A imagem fica completamente desproporcional se cada personagem tiver o rosto de um tamanho diferente, principalmente quando são muitos personagens. Tente comparar o tamanho de cada rosto para que fiquem todos com um tamanho razoavelmente parecido. Não só o rosto como o personagem em si. Cuidado também com o redimensionamento das fotos para que elas não fiquem achatadas.
Evitem o máximo que puderem colocar as letras (título/subtitulo) no rosto dos personagens.

Evite sempre usar fotos que já tenham efeitos de colorização porque não dá para colocar mais colorização em cima muitas vezes, fica exagerado.
Procure sempre optar por imagens em HQ.

 - Fontes

(Evite usar fontes muito "normais". Você pode optar por algo simples, porém não muito comum. A fonte dá o estilo da capa e é realmente muito importante)
O título obrigatoriamente tem que se destacar mais que o subtítulo ou a sinopse (no caso de design completo), não só no tamanho como no tipo de fonte. Mas atenção, vários tipos diferentes de fontes na mesma capa podem ter um efeito muito negativo, assim como uma fonte muito escandalosa.

Existem muitos sites onde podem baixar fontes muito boas que são super fáceis de instalar:

- http://www.dafont.com/
- http://www.fontspace.com/
- http://www.1001freefonts.com/

 - Objetos | símbolos | fundos

IMPORTANTE: Um simples relógio pode te fazer imaginar uma viagem no tempo, a lua, uma historia fantástica sobre lobisomens... Os símbolos em uma capa são o que a torna original, especial e o que a representa. Sem eles ela é apenas uma junção de atores com um título e o nome de alguém.
Esses objetos caracterizam de alguma forma essa fanfic e levando em conta que o nosso objetivo é fazer uma capa o mais original e pessoal possível é importante que leiam o resumo e a sinopse da historia para que saibam o que essa capa precisa transmitir aos seus leitores.

Quando for colocar algum tipo de objeto na imagem tenha cuidado para que ele não fique pouco natural ali, tente sempre deixa-lo um pouco transparente e de maneira a que se encaixe com a imagem de fundo.

- Texturas

(Seja original, não deixe sua capa ficar morta)
Um blog que tem umas texturas bem legais é o Polaris Designs, tem muitas e são muito boas mesmo, vale a pena baixar. Outro lugar perfeito para encontra-las é o deviantART. 

- http://polarisdesigns.blogspot.com.br/2012/10/packs.html
- http://polarisdesigns.blogspot.com.br/2012/10/packs.html
- http://browse.deviantart.com/?q=pack+texture
- http://carllton.deviantart.com/gallery/33952611?offset=0
 
 
- Cores e efeitos

É importante ter certo cuidado com as cores da capa… As cores são o maior meio de destacar os detalhes importantes. Se a capa for muito colorida e tiver tudo destacado, não haverá maneira de o fazer no que realmente necessita ser destacado.

 Um outro aspecto importante é combinar elas com a categoria da fanfic, não convém que uma fanfic de terror tenha uma capa toda colorida, nem que uma fanfic de comédia seja toda obscura. Nunca se esqueçam que a capa precisa transmitir o conteúdo da fanfic.
- http://evey-v.deviantart.com/gallery/36283281

- Créditos

A maior parte das designers colocam os créditos nas capas que fazem. Atenção, eles devem ser estruturados e situados na capa o mais discreto possível. Não devem estar destacados, tanto na cor, no tamanho ou na fonte.

 - Geral

Procure sempre encaixar os personagens de forma criativa e adaptar a capa ao seu próprio estilo. O feito das camadas com um pouco de transparência fica bom para qualquer detalhe da capa, tanto nos personagens, títulos, objetos, etc...
Procure sempre salvar a imagem em png, esse formato é o melhor e lembrem-se de que a capa precisa ter menos de 300KB e menor dimensão que 800x600px para ser aceita no nyah e 600x400px para ser aceita no AnimeSpirit.


1 comentário