Flopei e agora? (Fanfics)

Sua fanfic flopou e não sabe porquê? Bom, pode ser que uma dessas cinco razões que vou apresentar tenham algo haver com isso:

➊ Nem 8 nem 80.
Capítulos pequenos demais – salvo os casos de drabbles – são irritantes. Muitos de nós aguardam ansiosamente semanas a fio para receber, no mínimo, algo acima de 1200 palavras. Esperar um mês (ou mais) por um capítulo de 400 palavras é frustrante. Capítulos grandes demais também costumam
afastar leitores, ainda mais se o enredo não for tão interessante quanto deveria.
Números bons? Acredito que de 1200 à 3000 palavras.


➋ Ritmo

Não estamos dançando, mas para se ter leitores fieis é preciso ter um ritmo legal. Defina um dia (ou mais) de postagem e cumpra esses prazos.

Gramática (e estética)

Escrever certo deveria ser uma obrigação. Um mínimo. Existe uma coisa chamada CORRETOR ORTOGRÁFICO que te ajuda a escrever certinho, então pare de procrastinar e escreva certo, com pontuação, com acento, com travessões e tudo o que o seu texto precisa.

Lembre-se: o leitor é atraído por aquilo que é bonito aos olhos.

Aqui eu também puxo para a estética. Mantenha seu texto sempre formatado, muitos de nós (leitores) preferimos um texto “retinho” do que um texto “curva de montanha”.

 Divulgação

Sim, ela é importante. Mas faça-a nos lugares devidos e nada de ficar empurrando sua história onde ninguém quer. Existem grupos próprios para isso, posts que as pessoas fazem pedindo por esses links e profiles nos mesmos grupos. Não se esqueça que para fazer uma divulgação bem feita, você deve dizer o shipper, a categoria e a sinopse da história (além de por o link).

Conquiste seus leitores

Postar coisas aleatórias nas notas finais faz com que os leitores te acompanhem em outras histórias, você acaba ganhando uma base de leitores que impede que você flope nos próximos trabalhos.

➏ Público certo, público feliz

Se a sua história estiver na categoria errada, bem… ela pode não ser bem aceita. Lembre-se de pô-la na categoria e classificação certa. Além disso, pôr trezentas categorias ou trezentos personagens afasta os leitores. Marque só o necessário.

 Extras

Já falei um pouco sobre eles e repito: eles são importantes. Ter um blog que fale sobre o andamento da história é uma coisa legal. Promover jogos, publicar músicas, fazer trailers e tudo o que você puder pensar atrai público e você pode inclusive fazer divulgação limpa da sua história nesses meios (youtube por exemplo).

➑ Seja original, mas seja clichê

Todo mundo gosta de falar mal deles, os clichês, mas ninguém é realmente original. Tenha a certeza que sua história tem algo de novo para o seu leitor. Ninguém vai ler algo que já leu antes. Sabe aquele jogo “do que me lembra?", estamos cansados de leituras iguais.

Escrever o clichê não é o problema, mas usá-lo a seu favor (e não só como um clichê solto) pode levar a sua história para cima.
➒ Cronograma

Já falei sobre ritmo e vou falar agora de uma coisa chamada cronograma. Basicamente é você planejar os principais fatosassim você não ficará sem ter o que postar e não afetará seu ritmo, consequentemente, seus leitores comentarão mais.
 Responda seus leitores

Que todo mundo ama receber comentários não é novidade, mas todos devemos responde-los pelo simples fato de que se a pessoa comentou, ela quer uma resposta! E nada de falar menos que o leitor. Nada de spoilers e tenha um relacionamento legal com seus leitores.


E como um bônus, eu diria para que você encontre um(a) beta, porque a leitura prévia é muito importante e ele(a) pode realmente te ajudar com críticas construtivas e respeitosas.
Lembrando que a forma mais comum de atrair gente para ler a sua história é respondendo educadamente a todos e escrevendo como se não houvesse amanhã xD

Por: Something Special

Sem comentários

Enviar um comentário