Como fazer um "Disclaimer"?

Antes de realmente dar as dicas para um disclaimer legal, vou deixar claro uma coisa: não é adequado fazer brincadeiras nesse espaço.
Por que? Porque um leitor mais exigente pode não gostar. Não é totalmente proibido e não é uma advertência, é um aviso: Nem todo o leitor gosta.

O disclaimer é a área mais importante perante a nossa justiça. Porque se eventualmente você for acusado de plágio por terceiros e a polícia te notificar, você tem aonde se apoiar – protegido pela nossa constituição – e não, isso não ocorre com frequência, mas pode acontecer.
Ele é muito simples de fazer, basicamente você só precisa por o nome do autor e especificar o quê na história é dele.


ATENÇÃO: Sempre mantenha atualizado o seu disclaimer, se você tem personagens próprios na fanfic. Pois se alguém o usar sem lhe referir os créditos e você não tiver posto o nome dele no disclaimer, você perde os direitos sobre o mesmo.

“Copyright Disclaimer: Seção 107 de copyright, ato 1976, é liberado “uso livre e justo” para crítica, comentários, criações, bolsas de estudo e pesquisas. O uso livre é permitido pelo estatuto de direitos autorais garante ao autor dos textos compartilhados que a obra não lhe pertence, retirando denuncias de infração quanto à plágio parcial ou total. Sem fins lucrativos, com fins educacionais ou pessoais o uso é permitido.”

"E como eu introduzo isso no meu disclaimer?" Simples, você não precisa usar tudo. O tradicional, simples e honesto: "copiar é plágio", sempre ou na maior parte dos casos funciona bem.
Você também deve avisar os seus leitores todos os links e sites onde a fanfic está hospedada, ou eles podem equivocar-se achando que é plágio. O mesmo serve para contas duplas. Outra saída é adicionar-se como coautor, assim se você perder uma das contas e não tiver um back-up, você não perde o trabalho completo.

Modelo de disclaimer: “Os personagens e locais onde a fanfic ocorrem são do “Nome do Autor(a)” e não me pertencem. Os personagens X, Y, W e Z são completamente meus e você não está autorizado a utilizá-los. Copiar parte ou total conteúdo é plágio. Fanfic também disponível no site “nome do site” (link da fanfic) e no site “nome do site” (link da fanfic), qualquer texto igual a este em parte ou em todo é plágio e deve ser denunciado. Obrigada.”.

3 comentários

  1. Isso me foi muito útil. Me fez perceber que ainda tenho muito o que editar lá nas minhas histórias xD Muito obrigada pelas dicas! o/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah fico feliz *o* eu vejo erros comuns, as vezes até desisto de algumas fanfics por conta desses erros bobos =P e posso não ser a única XD
      Haha edite sim ^^
      Eu que agradeço pelo feedback, espero que as dicas continuem te ajudando ^^~

      Eliminar